/ Academia Baiana De Educação

Bahia tem maior acumulado de chuvas no mês em 32 anos. Itamaraju é a cidade onde mais choveu no Brasil

Foram registrados 769,8mm de chuva, segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden)

Itamaraju, no sul da Bahia, foi o município onde mais choveu no Brasil em dezembro deste ano, com 769,8mm de chuva, segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Esse número representa mais que o quíntuplo da climatologia deste mês (148,0mm).

Segundo o governo do estado, a Bahia registrou o maior acumulado de chuvas para dezembro nos últimos 32 anos.

A climatologia da chuva entre setembro e dezembro em Itamaraju é de 499,7mm; em Ilhéus é de 434,4mm; e em Porto Seguro é de 507,7mm. Logo, nesse período, as chuvas nessas regiões estão bem acima da média.

Entenda por que está chovendo tanto na Bahia e outros estados

00:00/01:48

Entenda por que está chovendo tanto na Bahia e outros estados

De acordo com dados meteorológicos, os maiores acumulados de chuva entre 9h da última quinta-feira (23) e 9h de terça-feira (27) foram registrados em:

Valença: 215 mm, corresponde a mais do que o triplo da sua climatologia de dezembro (64,9mm);

Ilhéus: 209mm, corresponde a 70,2% a mais da sua climatologia de dezembro (122,8mm);

Salvador: 188mm, corresponde a mais do que o triplo da sua climatologia de dezembro (58,1mm);

Igrapiúna: 202mm;

Camamu: 196mm;

Barra do Rocha:195mm;

Gandu: 188mm;

Itabuna:187mm.

Desde a última sexta-feira (25), o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) tem feito vistorias técnicas através da equipe de fiscalização e monitoramento ambiental nos municípios do sul, extremo sul e sudoeste, para verificar os impactos nas barragens.

Estado tem ao menos 10 barragens em nível crítico, diz Comandante dos Bombeiros